A caixa de ferramentas do profissional de User Experience

Flickr — kevinpovenz

A necessidade de um processo de descoberta junto aos usuários tem se mostrado cada vez mais clara no mercado. Hoje, fora do Brasil a carreira de UX designer já está consolidada. No cenário brasileiro, mesmo em meio a todas as suas particularidades, a profissão tem ganhado cada vez mais atenção das empresas. Com isso muitos profissionais de áreas criativas, ou não, buscam se tornar UX designers. E é nesse momento que a coisa fica complicada.

Por se tratar de uma disciplina que mantém o foco no usuário seus processos não são rígidos e as ferramentas variam de acordo com o projeto, pessoas envolvidas (stakeholders) e recursos disponíveis. Com o amadurecimento da área surgiram algumas dezenas de ferramentas e metodologias diferentes. Cabe a você, que tem a visão centrada no usuário a tarefa de selecionar as ferramentas e as metodologias adequadas ao projeto, ao público e ao desafio.

O objetivo deste artigo é trazer insumos como mapas diagramas e coisas do tipo, para ajudar no dia a dia do UX Designer. Para isso eu dividi este artigo em quatro etapas.

  • O primeiro passo é a metodologia. É importante definir a metodologia que você ira seguir bem no inicio do projeto.
  • Em seguida a facilitação, é importante saber como tirar informações de várias pessoas dentro de uma sala.
  • O próximo passo é a consolidação. É necessário entregar algo concreto para as pessoas.
  • Por fim o você precisa fazer isso tudo e ai tem um link legal com ferramentas para execução.

Metodologia

Acredite no processo

Diamante Duplo — Hiper Island

O Design Thinking é uma metodologia divulgada pela gigante do design, IDEO. Esses caras também são donos de um importante repositório de ferramentas que ajudam a recolher conteúdo, gerar soluções e criar protótipos o designkit.org.

No Design Kit você pode visualizar todas as ferramentas, separa por etapa do projeto e escolher a que melhor se adapta a sua realidade. O melhor é que você não precisa de muitos recursos para executar a maior parte das ferramentas.

Outra metodologia muito falada é o Google Sprint. Esse método guarda relação com o design thinking além de se referenciar ao Diagrama do Diamante Duplo(que você pode ver na imagem desta seção). O interessante do design sprint é que além da metodologia de projeto ele está associado a metodologias ágeis de gerenciamento de projeto.

No Design Sprint Kit você pode ver cada etapa da metodologia, que no caso esta relacionada a cada dia de uma semana. Além disso é possível navegar pelas etapas e ver as ferramentas utilizadas para sistematizar e gerar valor para cada etapa.

Facilitação

Gerenciar stakeholders dentro de uma sala

Um dos maiores desafios do design centrado no usuário é conseguir controlar varias pessoas dentro de uma sala. Sem dúvida facilitação é uma arte e para realizar uma boa facilitação não basta experiencia(pois é, não tem muito jeito você só aprende fazendo) você também precisa ser controlado para dirigir a atenção das pessoas e não perder tempo.

No Hyper Island toolbox você encontra dinâmicas interessantes para dirigir a atenção dos stakeholders e conseguir extrair o mais importante que são informações dirigidas para sua necessidade de projeto.

Entregáveis de ux

O fim do processo de descoberta

Os entregáveis são importantíssimos pois enquanto outras áreas entregam relatórios e dossiês nós entregamos mapas e diagramas. Sério é muito legal entregar algo visual mas a informação contida ali precisa ser real, por isso não contamine seus dados e faça um processo completo.

O Fabrício Teixeira, curador deste blog, fez uma lista de outros artigos que falam de cada um dos entregáveis de ux mais importantes. Nessa coletânea você pode ler sobre pra que servem e quem sabe até ter uma ideia nova de um mapa legal.

Design de serviço é uma forma de enxergar o projeto, e o negócio em si. Mas além de você conseguir pensar com esse mindset este site aqui em baixo traz algumas ferramentas que são importantes tanto para service designers quanto para ux designers. Aqui você pode explorar algumas das ferramentas para diversos momentos do projeto.

Ferramentas de execução

O mais importante é fazer.

No irmão gringo deste blog tem um artigo super legal sobre ferramentas que te ajudam a realizar diversas tarefas do dia a dia de um UX.

Bonus Link

Essa é uma ferramenta muito legal que eu encontrei por ai pesquisando em outros artigos para escrever esse aqui. Essa ferramenta te ajuda a controlar o que você esta usando e o que você quer usar.

Conclusão

Nesse caos de métodos, ferramentas e informação que vivemos o mais importante é definir um caminho e segui-lo. Claro que cabe o bom senso de analisar frequentemente se esse caminho está levando ao resultado esperado. Mas não deixar o processo de lado é fundamental. Cada etapa serve para você conseguir medir progressos, aperfeiçoar o produto e alinhar as expectativas.

Espero que esses métodos e ferramentas te ajudem a criar produtos, servições e experiências wow.