Há mais de um ano que sabemos que a Google está a trabalhar num misterioso sistema operativo denominado Fuschia, mas pouco mais se tem descoberto sobre os planos que lhe estão reservados. Desde então, demoramos um ano para saber que o sistema já contava com um interface gráfico, e agora descobre-se que a Google também o estará a testar no seu Pixelbook.
A par do Pixelbook há mais alguns equipamentos que são referenciados como sendo suportados oficialmente, e que incluem os Intel NUC e o Acer Switch Alpha 12; mas o que se pode concluir daqui é o de que a Google esperará que este sistema operativo possa correr em praticamente todos os computadores, ao estilo do que acontece com o Windows e distros Linux.
A grande dúvida é se a Google encara o Fuschia como o sistema operativo que – num futuro a longo prazo – virá a substituir o Android e Chrome OS; ou se não passa de mais uma experiência que se arrisca a ser cancelada sem qualquer justificação adicional, como regularmente vai acontecendo com vários projectos da Google. Isso, só o tempo o dirá… mas até lá esperemos que a Google nos vá dizendo o que pretende para o futuro do Fuschia… e, de preferência, sem que se tenha que esperar mais um ou dois anos.