A HP anunciou nesta semana o seu segundo PC em formato de mochila com suporte para Realidade Virtual (VR). O primeiro aparelho do tipo da empresa, o Omen X, foi apresentado há cerca de dois meses com preço sugerido de 3.100 dólares.
No entanto, essa nova máquina da fabricante, chamada de HP Z VR Backpack, possui foco no mercado de trabalho e não nos games, como era o caso do modelo anterior, revelado no início de junho.
O objetivo da companhia é que a Z VR Backpack possa ser usada como uma estação de trabalho portátil em situações profissionais que exijam o uso de Realidade Virtual, seja em uma corretora imobiliária, em um evento de automóveis ou em um parque temático, para facilitar a vida do usuário.
As configurações do computador incluem processador Intel Core i7 Kaby Lake, até 32GB de RAM, e a GPU Nvidia Quadro P5200, mais poderosa do que a GTX 1080 usada no Omen, que pode ajudar a explicar o preço mais alto da nova máquina, que vai custar a partir de 3.300 dólares.
Outra diferença entre as máquinas que viram mochila da HP está no visual. Enquanto o Omen traz um preto com listras vermelhas e um logo na parte central, o Z VR Backpack conta com um acabamento todo em preto.
O lançamento do novo notebook da HP deve acontecer no próximo mês de setembro, sendo que a fabricante vai montar os chamados “centros de imersão” em diferentes pontos do mundo, como EUA, Europa e Ásia Pacífico, para convencer os consumidores a desembolsar esse dinheiro todo pelo computador.