A Microsoft uniu-se recentemente à Qualcomm para o desenvolvimento do Windows 10 com processadores ARM. Uma experiência que será bem diferente daquela que temos hoje com este sistema operativo. Tudo pelas diferenças inerentes à arquitetura do processador utilizado.
Foram muitos os que imediatamente associaram este Windows 10 em ARM a um renascer do Windows RT. Uma versão do sistema operativo da Microsoft bem mais limitada do que aquele que utilizas no teu PC normal com processador Intel ou AMD.
Essas suspeitas vieram a confirmar-se no dia de ontem. A Microsoft publicou a lista de todas as limitações inerentes a esta versão do Windows 10. Uma informação bastante preciosa para todos aqueles que equacionavam a compra de um equipamento desenvolvido ao abrigo desta filosofia.
De entre as limitações reveladas podemos destacar a impossibilidade de correr aplicações desenvolvidas para sistemas de 64-bits. Não será também possível realizar qualquer tarefa da virtualização neste sistema operativo, nem mesmo personalizar o seu aspeto geral.
O que passa com as limitações impostas pela Microsoft ao Windows 10 em ARM?
Isto e muitas outras informações constavam no site oficial da Microsoft. E esta conjugação do verbo constar tem em conta o mais recente desenvolvimento desta história. Não se sabendo o porquê, a Microsoft eliminou a tal página das limitações impostas pelos processadores ARM ao Windows 10.
Se seguirmos o link divulgado no dia de ontem, deparamo-nos agora com uma página dedicada à resolução de problemas para aplicações em ARM. Já não temos qualquer indicação das limitações do Windows 10 desenvolvido nesta plataforma.
No entanto, a página aqui em causa não desapareceu por completo do site da Microsoft. O documento ontem revelado pode ser encontrado em cache com todas as informações que haviam sido avançadas.
Mas a principal questão em torno deste tema é o que terá levado a Microsoft a remover a página um dia após a sua divulgação. Estará a empresa a preparar alterações àquilo que havia revelado? Mas se assim o for, o que terá motivado essas alterações?