Muita gente já aguardava uma nova versão do sistema operacional da Microsoft e a companhia revelou o Windows 10 S no último dia 2/05, durante o evento Microsoft EDU, em Nova York. O software é uma versão “simplificada” do Windows 10, com foco na agilidade, visando especialmente o mercado educativo.
Windows 10 S é um concorrente forte para as máquinas que vêm com o Chrome OS, os Chromebooks.
O Windows 10 S — chamado de Windows Cloud durante sua fase de desenvolvimento — é um sucessor natural do Windows RT e vai utilizar somente os apps da loja virtual da companhia, para garantir programas que otimizem o funcionamento do hardware e evitem malwares e ferramentas de terceiros que possam vir a causar lentidão. Caso você queira usar um produto “de fora”, será necessário deslogar e mudar para a edição normal do Windows 10.
Em uma demonstração, o Windows 10 S fez o primeiro login em uma máquina na metade do tempo do Windows 10 — em 15 segundos — e, com um pen drive, a gigante de Redmond exibiu o assistente Intune for Education configurando suas tarefas em apenas 30 segundos — segundo o relato, 600 instalações foram realizadas em PCs dessa forma em um dia.
O Windows 10 S, concorrente de peso para o Chrome OS e os Chromebooks, virá embutido no hardware de diversos parceiros — incluindo Acer, ASUS, Dell, Fujitsu, HP, Samsung e Toshiba — e Office 365 gratuito para estudantes e professores, assinatura anual do Minecraft Education Edition e compatibilidade com dispositivos de realidade aumentada e virtual. As máquinas devem custar a partir de US$ 189 (quase R$ 600 na cotação desta terça-feira, sem taxas) e quem quiser pode fazer o upgrade para o Windows 10 Pro posteriormente.